O que a Quinta-feira Santa nos ensina?
Quinta-feira Santa, Quinta-feira de Endoenças ou Grande e Sagrada Quinta-feira é a quinta-feira que antecede a celebração da morte e ressurreição de Jesus. É neste dia que se comemora o lava-pés e a Última Ceia de Jesus com seus apóstolos segundo o relato dos evangelhos canônicos.
O que significa Quinta-feira Eucaristica?
A igreja reservou a quinta-feira como o dia dedicado ao santíssimo sacramento este fato deve-se primeiramente a intuição da eucaristia: É o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue de Jesus que Ele instituiu na Quinta-feira Santa, na noite em que ia ser entregue, quando celebrava com os seus Apóstolos a Última Ceia.
O que Jesus quer nos ensinar com os acontecimentos da Quinta-feira Santa?
Jesus quis apenas ensinar a seus Apóstolos que Ele tinha poder de exterminar seus inimigos, se o quisesse. Estava Jesus nos últimos dias antes de sua Paixão terrível, e Ele queria deixar claro aos seus discípulos que Ele tinha poder infinito, e que só morreria porque aceitava morrer por nós e por nossos pecados.
O que aconteceu na Quinta-feira da Semana Santa?
Na Quinta-feira Santa, os cristãos celebram a Última Ceia de Jesus Cristo, a última refeição que Ele teve com seus discípulos, e quando ele instituiu o sacramento da Eucaristia. É neste dia que tem início o Tríduo Pascoal, quando é celebrada a Missa da Ceia do Senhor.
O que significa o santo sacrifício que Jesus instituiu na Quinta-feira Santa?
Na Quinta-feira Santa, os cristãos celebram a Última Ceia de Jesus Cristo, a última refeição que Ele teve com seus discípulos, e quando ele instituiu o sacramento da Eucaristia. Jesus mandou celebrar o rito da Ceia do Senhor, em sua memória, quando Ele ofereceu aos fiéis o sacrifício pascal.
Qual o dia do Santíssimo?
3 de Janeiro
A celebração ocorre no dia 3 de Janeiro para os católicos que seguem o actual Calendário Romano Geral, e no Domingo entre a Oitava do Natal e a Epifania do Senhor, ou 2 de Janeiro, pelos católicos que ainda seguem os calendários do período de 1914 a 1969.
É pecado namorar na Quinta-feira Santa?
O jejum vem expresso no Quarto Mandamento da Lei da Igreja que diz: “Jejuar e abster-se de carne, conforme manda a Santa Mãe Igreja”. O Código de Direito Canônico estabelece o jejum todas as sextas-feiras do ano e o tempo da Quaresma.
O que se come na Quinta-feira Santa?
O Código estabelece que o fiel deve se abster de carne ou outro alimento, como penitência pessoal. “A penitência não faria sentido se eu comesse um peixe como o bacalhau, que é mais caro do que vários tipos de carne. Por isso, recomendo a sardinha, por ser mais barata”, explica o pároco de Cristo Rei.
Quais sacramentos foram instituídos na Quinta-feira Santa?
Além do Lava-pés, nesse dia a igreja celebra dois sacramentos: a Eucaristia e a Ordem, os quais foram instituídos por Jesus durante a Última Ceia. Também é na quinta-feira que os santos óleos são benzidos.
O que significa o Lava-pés na Quinta-feira Santa?
Na quinta-feira santa, durante a celebração da missa, é costume o padre lavar os pés de 12 pessoas, lembrando o ato de humildade de Jesus quando ele próprio lavou os pés dos apóstolos. A celebração do Lava-pés, como é chamada, encerra o período da Quaresma. Esse período evoca os dias em que Jesus passou no deserto.
Qual a importância da adoração ao Santíssimo Sacramento?
A prática da adoração ao Santíssimo Sacramento nasce daí: até então, o único motivo para se guardar a reserva simbólica, era para a comunhão dos enfermos; sacrários ornados com ouro passam a ser costumeiros, como forma de mostrar a dignidade do que guardam; a festa de Corpus Christi também remonta a esse período.
O que é o momento de adoração ao Santíssimo?
A Adoração ao Santíssimo é um momento de profunda intimidade com Deus, buscando a reconciliação, reavivando a fé e possibilitando uma transformação para uma nova vida.