Como fazer pudim de leite condensado Ana Maria Braga?
Modo de preparo
- Derreta o açúcar em fôrma de cone central (20 cm de diâmetro), em fogo médio, até virar uma calda caramelada (cerca de 3 minutos).
- Espalhe o caramelo por todo o interior da fôrma e reserve.
- Bata o leite condensado com o leite e os ovos no liquidificador por 1 minuto.
Como fazer o pudim de Ana Maria Braga?
Modo de preparo No liquidificador, coloque as gemas peneiradas, os ovos, a manteiga, o açúcar e leite de coco. Transfira o líquido para a forma de pudim com a calda de caramelo e leve ao forno preaquecido a 170ºC em banho-maria por 1 hora. Retire do forno e coloque para gelar por, no mínimo, 6 horas.
O que faz o pudim ficar com furinhos?
O pudim pode ficar com furinhos quando a receita é batida no liquidificador e ele é assado em temperatura muito alta. Isso faz com que o líquido ferva e borbulhe.
Tem que tampar o pudim com papel alumínio?
Para que não se forme uma crosta no pudim, cubra a fôrma com papel-alumínio durante o cozimento, sem encostar na massa.
Como é feito o banho maria?
Banho-maria no fogão:
- 1 – Coloque água em um recipiente (panela ou assadeira) maior, normalmente pouco menos da metade e deixe ferver em fogo baixo.
- 2 – Mexa constantemente ou deixe até que chegue na consistência exigida ou desejada da receita.
- 3 – Ajuste a temperatura de acordo com a receita.
O que fazer com um pudim que não deu certo?
Geralmente esse tempo é de 6 horas. Só então você poderá desenformar a sobremesa. Nunca desenforme o pudim ainda quente, pois ele não adquiriu a textura de corte e não estará firme e pronto para ir à mesa. Outra sugestão é aquecer o fundo da forma – bem rapidamente – na chama do fogão ou em banho-maria.
Precisa colocar papel alumínio no pudim?
O que fazer quando não tem papel alumínio para pudim?
Para cozinhar coisas no forno que precisam de uma cobertura de papel alumínio, você pode utilizar panelas, pirex e fôrmas com tampa de vidro. Lembre-se de verificar o material que são feitas. Geralmente panelas feitas inteiramente de inox, ferro ou barro podem ir ao forno.
Para que serve o papel alumínio no forno?
O papel alumínio costuma ser peça-chave na cozinha: ele é usado para forrar formas e evitar sujeira e também para uniformizar o cozimento de assados, além de manter alimentos quentes por mais tempo. O calor leva partículas do alumínio a passar para a comida, o que pode ser bastante perigoso.
O que pode substituir o banho maria?
Caso você não tenha um jogo de panelas para banho-maria, você pode substituir por uma panela e uma tigela em inox ou vidro. O importante é que a tigela e a panela encaixem perfeitamente para que não haja escape de vapor.
Quanto tempo demora o banho maria?
Aqueça água numa panela, sem deixar ferver. Ponha o refratário e deixe por cinco minutos. Mexa de leve com uma colher de pau de uso só para doces. Preste atenção na água da panela para não ferver nem respingar no chocolate.
O que deu errado no meu pudim?
Além disso, é fundamental que o pudim esteja gelado, pois a alta temperatura, quando ele sai do forno, faz com que ele fique menos consistente, por isso quebra. Outro passo essencial é levar a parte de baixo da forma ao fogo por alguns minutinhos, para que a calda derreta e não grude no fundo!
Como fazer a sobremesa de Ana Maria Braga?
Em participação no Encontro, o ex-barman ensinou o passo a passo da sobremesa, que conquistou Ana Maria Braga. O segredo é não misturar muito os ingredientes, para evitar a entrada de ar.
Como fazer a massa de pudim?
Coloque a calda no fundo de uma forma própria para pudim, de 13 centímetros, e, em seguida, a massa. 5. Cubra com papel-alumínio, leve ao forno a 180 graus Celsius e asse em banho-maria por aproximadamente 1 hora e 30 minutos.
Como fazer a espuma do pudim?
Num liquidificador, coloque o leite condensado, o leite e os ovos, e bata bem (durante 1 minuto). Desligue o liquidificador e deixe a mistura descansar por 15 minutos. Dica: Com essa espera, a espuma fica sobre a superfície e o pudim fica sem furinhos, mas macio.
Como fazer para que o pudim fique macio?
Dica: Com essa espera, a espuma fica sobre a superfície e o pudim fica sem furinhos, mas macio. Com o auxílio de uma colher, segure a espuma que está na superfície e despeje o conteúdo do liquidificador, com cuidado, na fôrma caramelada e leve ao forno a 180 ºC, em banho-maria, por 1 hora e 30 minutos.